Às pessoas que não entendem a nossa dor



Se você está lendo este blog e teve que passar pela dor de perder seu filhinho, deve estar ouvindo demais a célebre frase: "calma, teu filho ainda vai chegar", "vocês são jovens, ainda terão outros filhos".

É muito ruim ouvir isto agora, neste momento, ainda mais quando se ouve das pessoas que não conhecem nossa história. Agradeço por cada palavra de conforto, ainda que não confortem, pois sei que são ditas com a melhor das intenções

Só fazendo um resuminho:

Já engravidamos por 3 vezes desde o final de 2011. E o que se passa então? são doentes? Não. não somos. Nada temos de errado.
Na primeira gravidez, quando descobri, já estava perdendo, em decorrência da baixa taxa de progesterona, hormônio necessário para a manutenção da vida no útero. O bebê, tinha 8 semanas.
Na segunda vez, nosso bebê, teve uma má formação. E acabou morrendo dentro do útero, embora tenhamos feito de tudo para mantê-lo vivo, com medicação e tudo o mais. Após sua morte, tive que passar por uma intervenção, para sua retirada. Não foi uma cesárea, mas foi difícil para nós na época. O bebê tinha 14 semanas.
Finalmente a terceira gestação. Este tinha nome, sobrenome, quarto, enxoval e ocupava um espaço gigante dentro da minha barriga e no coração de muita gente.
O parto estava marcado para o dia 30/07. Mas Deus o chamou 5 dias antes. Faltavam 2 dias para completar 38 semanas. Estava prontinho para nascer. Meu filho era grande, gordinho e corado. Parecia vivo, mas não se mexia. A causa, indefinida. Análises, estudos, pesquisas, vários profissionais, áreas distintas... causa indefinida.

Mas voltando a questão, a cerca das coisas que ouvimos, é muito desagradável ouvir um "eu sei o que vocês estão passando", quando na realidade a criatura nunca perdeu um filho. Talvez tenha um caso de morte na família: um Pai, uma mãe, um irmão.

Uma coisa eu digo: morte de filho, em qualquer idade, não é natural. Ainda mais quando era um bebê, cheio de saúde e não houve uma causa definida. E você só sabe a dor que sente uma mãe que perde um filho, quando você passa por ela.


Eu iria mais além... eu diria, que nem assim você conhece a dor do outro. Cada um sabe o que traz em seu coração. Então, se você está lendo e passou pelo mesmo que nós, tente explicar isso às pessoas.

Se você não passou e de repente quer dizer algo a alguém que está nesta situação, não diga nada. às vezes um abraço, um carinho, ou simplesmente um "estou aqui contigo", vale mais que qualquer discurso.


Não sei dizer a vocês qual o propósito, porque Deus faz isso com a gente... Se ele é mau, se nós merecemos, se não merecemos, se é para testar nossa fé... A vida é justa? Não é? porque tanta gente mata, tortura, maltrata... e nós, e nossos corações com tanto amor para dar a uma (no caso 3) criança não podemos ter nosso bebê?
Muitas perguntas. nenhuma resposta. Muita dor. Pouco consolo. Muitas palavras. Nenhum conforto.
Sobre o "vocês são jovens". Sim. Somos. Sobre o "terão outros filhos", talvez sim, talvez não. Nunca os evitamos. O fato é que nenhum filho substitui outro.

É bom que fique bem claro a todos: Cada vida é única! Não é como comprar canetas, para substituir as outras que estão sem tinta. Se nem nossas impressões digitais são iguais, por que Deus faria outro filho igual? Mesmo que o tempo passe e tenhamos os outros filhos que vocês desejam para nós, nada vai tirar a dor e a relevância das vidas que perdemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário